Full width home advertisement

Novidade

Carroceria Ciferal Turquesa no Transporte Público de Natal e Região:

Hoje o nosso portal traz para vocês informações sobre a carroceria ciferal turquesa aqui em Natal/ RN. Apesar de ser uma carroceria que foi usada largamente nos grandes centros urbanos, principalmente por conta do seu baixo custo de aquisição e manutenção, aqui na cidade, poucas empresas tiveram exemplares desta carroceria.

Sobre a carroceria:

A carroceria Ciferal Turquesa foi a primeira produzida com a participação acionária da Marcopolo na encarroçadora. Essa “fusão” com a Marcopolo só foi possível porque em maio de 1999, a RJ Participações (até então dona de 100% do capital acionário da ciferal) decidiu abrir mão de parte do seu controle acionário, vendendo à Marcopolo 50% do capital da Ciferal.
A carroceria começou então a ser produzida em novembro daquele mesmo ano, após a Marcopolo transferir toda sua tecnologia de projeto e fabricação para o campo fabril da ciferal, e também introduzir novos métodos produtivos na linha de produção.
Genericamente falando,  podemos considerar o turquesa como um primo (para não dizer que era que uma cópia) do torino 99(principal urbano fabricado na época pela Marcopolo).
Basicamente, o turquesa dividia com o torino 99 toda a estrutura da carroceria, janelas, parabrisa, chapéu(local onde fica o itinerário) além do vigia traseiro e todo o interior do veículo. Mas aí fica a pergunta, o que ele não dividia? Na verdade, as únicas coisas que ele não divida era a frente, do parabrisa para baixo(basicamente os faróis, parachoque e grade dianteira eram exclusivos de cada modelo, ou seja, o torino 99 tinha a sua frente, e o turquesa também) e a traseira, do vigia traseiro para baixo, que no caso do torino 99 elas eram mais ovais, enquanto o turquesa preservava as mesmas lanternas do urbano fabricado anteriormente pela ciferal, o padron cidade II, com apenas algumas pequenas mudanças de design na própria carroceria.




A produção do ciferal turquesa foi descontinuada por volta do ano de 2003, com o lançamento da carroceria citmax(que será fruto de matéria aqui no portal em breve).

O Ciferal Turquesa em Natal/RN:

Apenas 2 empresas do segmento urbano, 1 do intermunicipal e 2 do ramo de turismo e fretamento tiveram exemplares desta carroceria na sua frota, totalizando 5 empresas.
São elas:

Empresas Urbanas:

Transportes Nossa Senhora da Conceição: (a maior frotista desse modelo, com 8 veículos no total, 4 com ano de fabricação 2000 e com porta no meio e 4 com ano de fabricação 2001 e com porta na posição tradicional. Chegaram em meados de 2005/2006 semi-novos, todos oriundos da empresa Nossa Senhora de Lourdes)






Transportes Cidade das Dunas (2 veículos adquiridos 0km no ano 2000)




Empresas Intermunicipais:

Trampolim da Vitória (pelo menos 3 veículos)





Empresas de Turismo e Fretamento:

Terra Dourada (2 veículos)




TLT – Lucas Tur (1 veículo)


De todos os veículos citados na postagem, o único que confirmamos que ainda está em operação aqui Natal é o carro da TLT. Os carros da trampolim foram desativados na época em que a empresa foi vendida a um grupo pernambucano. O carro 207 está na cidade de camaragibe/PE.O carro 213 está  na cidade de Vitória de Santo Antão/PE. O carro 238, está na cidade de Mossoró/RN. Os da conceição foram desativados em meados do ano de 2012, sendo dois deles vendidos a terra dourada. Não conseguimos confirmar se a terra dourada já desativou eles. Os da CDN foram desativados no final de 2005, começo de 2006. O de prefixo 200085 foi vendido a um particular e a ultima informação que tivemos é que ele está fazendo serviço escolar na cidade de ceará-mirim. O outro veículo, de prefixo 200083 não confirmamos o paradeiro.

Ex 200085 da CDN

Bottom Ad [Post Page]