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Novidade

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

De acordo com levantamento da NTU, um dos principais motivos é o incentivo ao transporte individual

Os ônibus urbanos em todo Brasil perderam 3,2 milhões de registros de passagens por dia entre os anos de 2014 e 2015.
É o que aponta novo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 12 de agosto de 2016, da NTU –  Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que reúne em torno de 500 viações em todo o país.

Segundo os dados, a queda na demanda de passageiros entre 2014 e 2015 foi de 9%, um dos maiores da série histórica do levantamento realizado desde 1994.
Em 2014, foram registradas 382 milhões passagens de ônibus em média por mês. No ano passado, este número caiu para 348 milhões.
Mesmo assim, o ônibus é responsável pela maior parte dos deslocamentos do país: 87% dos usuários de transporte público utilizam o ônibus como principal meio de locomoção.
Como as linhas metroferroviárias não avançam nas principais áreas urbanas do país, o dado da perda de passageiros de ônibus é preocupante e revela diversos aspectos, como o fato de mais pessoas deixarem de se deslocar porque perderam emprego devido à crise econômica e, principalmente, o fato de ainda o transporte público não receber prioridade devida nos investimentos, prejudicando a sua qualidade e fazendo com que mais pessoas optem pelo automóvel particular ou moto, ampliando assim os níveis de congestionamento e poluição nas cidades.
Para que o transporte público seja interessante, ele precisa ser confiável, rápido, ter valores de passagens acessíveis e conforto.
Isso só é possível com políticas públicas de financiamento e geração de recursos para barateamento de tarifas; ampliação da infraestrutura adequada para o transporte público, como aumento de linhas de trem e metrô e corredores de ônibus que oferecem eficiência e, também, um poder público que estimule o empresário de ônibus que quer investir, mas aja com rigor para aquele que não opera bem o transporte coletivo.
Políticas externas ao transporte coletivo também podem auxiliar a mudança deste quadro.
A NTU citou como exemplo a questão da política sobre o óleo diesel, que força o aumento das tarifas e faz com que os ônibus percam passageiros.
Entre 2000 e 2015, de acordo com a entidade, o preço do óleo diesel para o setor de transportes por ônibus aumentou 52,7%.
O levantamento foi feito em Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

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