Full width home advertisement

Novidade

Por Rubson Caetano - Portal Busologia Natalense

A deficiência do transporte nos últimos anos agravou em vários bairros de Natal, e Neópolis é um "bom exemplo"

O bairro de Neópolis nasceu no ano de 1970, depois da extinção do Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais-InoCoop-RN, hoje o bairro obtém 6 conjuntos que formam o conglomerado de Neópolis (Jiqui, Pirangi, Jardim Botânico, Parque das Pedras, Parque dos Rios e Serrambi.

Em sua região o bairro já obteve em seu alge do sistema, 10 linhas convencionais e uma linha opcional que eram distribuídas pelo bairro. Hoje Neópolis conta 07 linhas nos de segunda a sábado e 05 linhas nos domingos e feriados, além das linhas semi-urbanas de Cidade Verde.

O PBN fez uma pesquisa de campo com os moradores dos 6 conjuntos do bairro, nesta pesquisa os moradores tinham 3 perguntas, que são as seguintes:

1 - Em sua opinião as linhas que passam ou saem do bairro, conseguem suprir, toda a região. (Resultado abaixo)

2 - A frota distribuida nas linhas, são equivalentes a atual demanda de pessoas. (Resultado abaixo)

3 - Em sua opinião o bairro necessita de mais linhas. (Resultado abaixo)

A pesquisa foi feita nos dias 19 e 20 de setembro de 2018, com 60 pessoas que residem e/ou trabalham no bairro de Neópolis. O Portal Busologia Natalense, atende a veracidade mútua dos gráficos aqui postos em público.

Além da pesquisa, escutamos a vasta deficiência e a expressiva ausência de ônibus nos domingos e feriados. Para quem não sabe nos domingos e feriados, as as linhas 31, 31A e 65  não operam, sobrando 04 linhas urbanas (30, 30A, 50, 51, 52) além das linhas de Cidade Verde. Mais antes fosse somente a não operação de 3 linhas, a redução de frota significativa nesses dias e ficar sem esperanças de sair ou entrar no bairro.

Fora a frota, que na maioria das linhas são de qualidade duvidosa, tendo vezes que ficar na rua com um ônibus quebrado ao relento. Além disso tudo a população clama pela reforma de paradas e implantação de outras, o bairro obtém em todo seu perímetro, 83 paradas, dessas 13 estão em estado utilizável, 27 depedradas e as demais 43 estão somente com placas de aviso sem nenhuma cobertura.


Entramos em contato com a STTU, para sabermos dos fins referidos pela população, vejam abaixo:

Segundo a pasta de Mobilidade Urbana, as linhas que são retiradas nos domingos e feriados (31,31A,65), diz que forma feitos estudos, e eles apontaram uma queda drástica de fluxo de pessoas fora do bairro de Neópolis, em exclusivo na linha 65, que antes nos domingos e feriados fazia uma rota que diminuía a quilometragem pra manter-se em operação. Porém sem sucesso.

Em questão das linhas com a frota com índice de quebras, a STTU já afirmou que já está ciente da atual situação, é natural a ocorrência de quebras, porém está com o setor de fiscalização trabalhando de segunda a sábado nas empresas fazendo vistorias periódicas nos terminais.

No caso dos pontos de ônibus, a STTU disse que o bairro de Neópolis será contemplado com a nova remessa de instalação de novos pontos de ônibus, pra redução da falta das estruturas, e até o final do ano será retomado a reforma de paradas de ônibus da zona sul.

Bottom Ad [Post Page]