Empresas de ônibus recorrem a telemetria para uma melhora de gestão e custos para que não haja desperdícios
O QUE É TELEMETRIA?
Esse mecanismo já se tornou um fator estratégico para a sobrevivência em um mercado cada dia mais custioso, no qual a redução de custos seja minimizada. O objetivo dessa tecnologia é controlar e saber como está a operação da frota, a situação dos motoristas, o consumo de combustível, a condição do veículo, entre outros assuntos.
Cada vez mais as empresas têm reconhecido a relevância de uma gestão de frotas eficaz e seus impactos nos resultados. Para que essa gestão seja competente, muitas soluções tecnológicas são criadas constantemente, a fim de otimizar procedimentos de rotina, e a Telemetria e uma dessas tecnologias mais presentes nas empresas de ônibus. E hoje vamos falar como essa ferramenta pode auxiliar de forma eficaz na gestão dos seus recursos.
O QUE É TELEMETRIA?
De maneira simplificada: “tele” quer dizer “de forma remota” e “metria” quer dizer medição. Isto é, telemetria é uma ferramenta que realiza a medição de dados de um veículo e os transmite remotamente para uma central de monitoramento da própria empresa.
Em Natal temos referências no sistema, uma delas é a Guanabara Empresa de Transporte Coletivo, que implantou o sistema de controle por telemetria em meados de 2017, que aos poucos veio se intensificando e hoje já está na sua frota de mais de 200 veículos.
CONTROLE E COLETAGEM DE INFORMAÇÕES POR VEÍCULO
Com o uso de um sistema especializado em rastreamento e gestão de frotas, é possível saber quão rápido os veículos estão andando e quais estão ligados, bem como os detalhes referentes ao resumo do trajeto, que trazem informações relevantes, como:
• modo de condução;
• locais de paradas e duração das paradas;
• limites de velocidade excedidos;
• horários de partida e de chegada;
• tempo de inatividade do motor;
• dados precisos e comparações para entender onde estão os pontos de melhoria no trajeto.
Além disso, existem outras funcionalidades que você pode usufruir através dessa ferramenta, são elas:
• rotas automaticamente otimizadas em segundos: algoritmos computam restrições logísticas da sua empresa e de seus clientes;
• ver qualquer desvio de rota em tempo real: descubra o motivo dos desvios ocorrerem. Assim, é possível entender o custo e o tempo perdido, selecionando as melhores rotas;
• redução de custos e tempo de planejamento: redução média de 10% dos KMs percorridos e de 15% do tempo necessário. Sendo possível também, detectar falhas operacionais com antecedência para diminuir a ocorrência de situações drásticas, como perda total de peças do veículo e acidentes.
OS BENEFÍCIOS NA GESTÃO DE FROTA
Como a telemetria, é fornecido uma série de dados e informações sobre o veículo e sobre o motorista, esses registros podem ser convertidos em indicadores-chave de desempenho (KPIs) que, se utilizados corretamente na gestão de frotas corporativas, podem garantir uma série de vantagens como:
I - Consumo de Combustível
Para controlar o consumo do combustível, normalmente, as empresas estipulam uma média comparando a quantidade abastecida e os quilômetros rodados. O que ocorre nessa situação é o seguinte: se você só controla o consumo pelo abastecimento, sabe que está registrando valores instáveis tanto acima quanto abaixo da média, porém não sabe o motivo real.
Será que a maneira de conduzir o veículo não está adequada? Ou ainda, será que aquele ônibus está com alguma falha e, que, por isso, está consumindo mais combustível? Com a telemetria, é possível diagnosticar todas as causas desses problemas.
Com um software especializado em telemetria, você consegue descobrir quanto cada condutor gastou de combustível, em quais horários, em quais viagens, etc. Tudo isso detalhadamente. Ou seja, a partir desses indicadores, você consegue criar planos de ação mais eficientes.
II - Segurança no trânsito
Outra grande vantagem da telemetria é a possibilidade de acompanhar a forma como os condutores dirigem e criar padrões de condução mais apropriados. Isso ajuda a diminuir a incidência de multas, por exemplo.
Para se ter uma ideia de como essa tecnologia funciona nesse quesito, todas as vezes que uma atitude diferente for tomada ao volante — como ultrapassar a velocidade permitida —, o sistema emite automaticamente um sinal de alerta para a central de monitoramento, o que permite o tratamento imediato desse tipo de ocorrência.
III - Gestão
Essa tecnologia funciona de forma totalmente autônoma, ou seja, você não precisa cadastrar as informações no sistema, tudo é feito automaticamente mediante a coleta de informações na rede onde na qual trafegam todos os dados de peças e equipamentos do veículo. Todas as reações e decisões são baseadas em indicadores.
Com a telemetria, você não terá que investir muito tempo procurando e registrando essas informações, uma vez que terá sempre os dados de que precisa para saber como gerenciar sua frota.
Por: PBN