Full width home advertisement

Novidade

Segundo o vice-presidente de produto, estratégia corporativa e digitalização, Leandro Siqueira, frotistas que testaram protótipo tiveram impressões positivas

Por Jessica Marques - Diário do Transporte

O ônibus articulado com motor dianteiro da Volkswagen Caminhões e Ônibus está em fase final de homologação. A informação foi divulgada pelo vice-presidente de planejamento de produto, estratégia corporativa e digitalização da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Leandro Siqueira.

Segundo o executivo, o veículo está pronto e já está sendo testado por frotistas, que tiveram impressões positivas sobre o protótipo. Contudo, ainda não é possível estimar um prazo para o início da produção comercial do ônibus.

“Está indo bem. A gente tem ainda uma questão legal que a gente precisa equacionar, mas a gente acha que é uma solução economicamente muito adequada ao Brasil. Ele traz um custo operacional mais baixo do que as demais composições com motor traseiro. Então a gente está em um processo final. Ele estava rodando com licença em alguns frotistas, que estão gostando muito da performance desse tipo de veículo e dos custos”, disse Siqueira.

Os próximos passos para poder colocar o ônibus a venda está relacionado a questões legais para viabilizar a conclusão do processo de homologação, conforme informado pelo executivo.

“Nos próximos meses, a gente está tentando equacionar a questão legal, de norma, para a gente adequar e garantir que a gente tenha uma boa aplicação. O produto está pronto, na realidade, agora é uma questão de homologação do carro e adequação à legislação. Isso depende de a gente conseguir ajustar alguns itens na regulamentação”, afirmou Siqueira.

Em entrevista em 2018, o gerente nacional de vendas de ônibus da MAN, Jorge Carrer, falou sobre o ônibus articulado com motor dianteiro. Trata-se do Volksbus 17.260 OD.

Na época, o início do processo de homologação dependia da definição da nova versão da norma 15-570 do Inmentro/ABNT, que traz especificações técnicas para fabricação de veículos com características urbanas para transporte coletivo de passageiros.

Bottom Ad [Post Page]