Full width home advertisement

Novidade

Com a saída da S-46, encerra-se um dos mais nostálgicos terminais de ônibus de Natal, o “Terminal de Vila de Ponta Negra”


Por Rubson Caetano/Fotos: Alexandre Azevedo, Gabriel Henrique, Júnior Mendes, UnibusRN.



Um dos mais clássicos terminais de ônibus de Natal, teve suas operações definitivamente encerradas no início do mês de Dezembro com a relocação da linha 46 que antes era S-46 e se tornou L-46, tendo seu terminal de origem nas Rocas, assim alterando também sua nomenclatura para ROCAS/PONTA NEGRA - Via PRAÇA.


Contudo o extinto terminal tem uma história peculiar, onde já fora dominado por outras clássicas empresas, sendo a extinga Transportes Pirangy (empresa que foi comprada pelo Grupo A. Cândido em 2003, e que hoje é a atual Reunidas), extinta  Viação Cidade do Sol e da Transflor (Atual Viasul Transportes).



Inicialmente segundo nativos de Ponta Negra a primeira linha a partir do famoso “Terminal da Igrejinha” foi a 83 (atual O-83), que foi uma das primeiras linhas de Natal a ter divisão de operações por empresas, assim como foi operada pela Pirangy, Transflor e por pouco tempo pela Riomar (atual Nossa Senhora da Conceição). Ela foi o ponta pé pra expansão de mais linhas na área assim tal como: 46, 54, 56, 66, 82, 83 e até mesmo os opcionais 402 e 403. A Cidade do Sol teve uma pequena parcela na história quando operou a 56 e 54 por pouco tempo antes do Grupo A Cândido chegar no RN.



Depois do Grupo A Cândido ter abdicado as linhas da Viasul e da extinta Pirangy, houve alterações que assim transferiram as linhas 54 e 56 para as Rocas e a 83 para Felipe Camarão. Válido ressaltar que nesse meio tempo a Reunidas esteve presente no ponto final com a operação da linha 46, porém, foi por pouco tempo, assim foi recambiada para a Santa Maria.



Com a Pandemia, a prefeitura teve que se restruturação operacionalmente e com isso o terminal clássico de Ponta Negra levou dois baques, a primeira com extinção da linha 66 para a criação da linha alimentadora 566 (MIRASSOL/VILA DE PONTA NEGRA - Via FLAMBOYANTS/CAPIM MACIO), e recentemente com a S-46, fazendo o mesmo caminho das suas linhas co-primas 54 e 56 que foram para as Rocas.



Um histórico ponto final que vai ficar na boa lembram dos tempos de ouro do transporte urbano de Natal.

Bottom Ad [Post Page]