Fonte: STTU
A cidade de Natal está ganhando
mais quilômetros de faixas semi-exclusivas para ônibus. O serviço foi
implantado nas avenidas Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Prudente de Morais e
deverá contemplar também a Av. Coronel Estevam. Com a ampliação a meta é chegar
a 44 km de corredores semi-exclusivos para o transporte público.
De acordo com a Secretaria
Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), foram realizados estudos e simulações
para essas escolhas. São vias que recebem um grande volume de veículos e que
agora estão priorizando o transporte coletivo em relação ao individual, vez que
o transporte individual atende em média 1,4 ocupante por veículo e o ônibus
pode atender em média 80 pessoas por veículo.
A faixa semi-exclusiva de ônibus
reduz uma média de 30% no tempo de viagem no trecho onde é implantado. Esse
ganho no tempo do deslocamento é um atrativo para migração do motorista do
veículo particular para o ônibus. Outro diferencial do serviço é que a faixa
pode ser compartilhada com a bicicleta, o que tende a valorizar e garantir mais
segurança ao ciclista no seu deslocamento na cidade.
Além da Av. 9, há projetos para
corredores semi-exclusivos na Avenida Capitão- Mor Gouveia e Jerônimo Câmara.
As mudanças já estão previstas dentro do desenho de linhas e itinerários e
serão contempladas com a licitação do transporte.