Full width home advertisement

Novidade

Hoje fazemos uma singela homenagem a uma pequena grande empresa, que hoje completa 25 anos de suas operações, a Viação Cidade das Dunas


Por Rubson Caetano

Fotos: Equipe PBN, Josenilson Rodrigues, Unibus RN




ONDE TUDO COMEÇOU

Uma empresa oriunda de uma cisão da Viação Cidade do Sol, e que manteve as características da mesma vindo das cores verde, laranja e branco (sendo usado o bege no lugar). Fundada em 1º de Abril de 1996, a empresa tinha a missão de manter a qualidade do serviço que já era prestado pela Cidade do Sol, aos poucos a empresa ampliava sua frota verde nas linhas 24 (PITIMBÚ/RIBEIRA), 33 (NOVA DESCOBERTA/PRAIA DO MEIO), 36 (BRASÍLIA TEIMOSA/NOVA CIDADE), 40 (MÃE LUIZA/CIDADE NOVA), 590 (NOVA DESCOBERTA/CIDADE DA ESPERANÇA), 588 (CIRCULAR CAMPUS), fora as linhas de Nova Parnamirim e Ceará-Mirim que na época recentemente tinha absorvido as operações da extinta Brandão, assim operando a linha 135 (CEARÁ-MIRIM/RODOVIÁRIA NOVA).


AS PRIMEIRAS COMPRAS INDVIDUAIS

Sua frota inicial, foi composta por carros da Cidade do Sol, tendo Busscar Urbanus 94, Thanco Scorpion, Marcopolo Torino LN e GV e  Caio Vitória, suas primeiras aquisições próprias deram início com a aquisição de 3 unidades do Ciferal GLS BUS sendo dois montados no chassis Mercedes-Benz e um no chassis Ford, depois disso a empresa começara a adquirir veículos da carroceria Caio no modelo Alpha sendo seis unidades todos no chassis Mercedes-Benz OF-1620 e 1721, e posteriormente os Marcopolo Totino GV no chassis Mercedes-Benz OF-1721, que receberam TV´s em seus veiculos, onde foi uma forma de atrativo para passageiros, assim como foram os freezers de sorvetes da Kibom nos ônibus da Guanabara.





OS NÚMEROS ÍMPARES 

Uma das principais marcas da empresa é sempre nos prefixos sempre terminarem com um numeral ímpar (1, 3, 5, 7 e 9), procurando informações, os números são para uma melhor organização da frota assim deixando ela de forma mais uniforme, tanto pra operação quanto pra catalogação.


A TRANSPORTES CIDADE DO NATAL

Em 2008 sofre mais uma cisão onde nasce a sua co-irmã, a Transportes Cidade do Natal, onde absorveu as operações das linhas urbanas de Natal, e a Cidade das Dunas ficou com as rotas da Grande Natal (Ceará-Mirim e Nova Parnamirim). Com essa mudança houve modificações no layout de sua identidade visual onde ela perdia pra sua "irmã" os para-choques da cor verde, onde ficara bege logo depois.




A HISTÓRICA OPERAÇÃO NA ZONA NORTE

A Cidade das Dunas teve duas oportunidades de operação emlinhas urbanas da Zona Norte de Natal, a primeira foi na linha NORTE BAIRROS, hoje a tual linha 600 (PARQUE DOS COQUEIROS/PARTAGE SHOPPING - Via VALE DOURADO), onde operou com veiculos de pequeno e grande porte.



A outra linha foi a extinta linha 85 (SOLEDADE I/PETRÓPOLIS - Via PONTE NEWTON NAVARRO), onde com ela operou as empresas Via Sul - Transflor, Guanabara e Reunidas. Nesta época a empresa tinha posto a disposição os dois ônibus mais novos da empresa que eram do modelo Marcopolo Torino 2007, sendo os primeiros do estado, que tinham chegado meses antes para a linha 33.



A DUNAS EM NÚMEROS HOJE

Hoje a Viação é composta por 20 veículos sendo 13 ônibus montados no chassis Volkswagen e sete no chassis Mercedes-Benz, em toda frota tem quatro unidades com o sistema Euro V respeitando a norma PROCONVE 7 de redução de emissão de poluentes. A idade média de sua frota está em 10,05 anos.



Em seu slogan "Transporte Cidadão" a Cidade das Dunas traz como missão, transportar pessoas com qualidade, responsabilidade e segurança. Sempre prezando no bem estar de seus colaboradores e clientes.



Nós que fazemos a busologia, temos pleno respeito e satisfação por uma empresa genuinamente Natalense e que se mantém integra e convicta nesses 25 anos, desejamos vida longa a todos que fazem a Cidade das Dunas.


















Bottom Ad [Post Page]