Fonte: MOB Ceará
MOB Ceará
conhece de perto o processo de recapagem de pneus
O pneu desempenha um importante
papel como elemento de transmissão por diversos fatores. É a peça que está na
última etapa da transferência do torque gerado pelo motor, mantendo contato
direto com o solo. Além disso, o pneu é responsável por absorver as irregularidades
do pavimento, manter a trajetória definida pelo condutor e sustentar a carga do
veículo, mantendo o ar isolado em seu interior.
Através de uma análise
minuciosa na estrutura externa do pneu, é possível evitar acidentes e, até,
reduzir custos para frotistas e condutores. É interessante que, diariamente, os
pneus de um veículo sejam analisados para que sejam encontrados arames, pregos
entre outros objetivos que, apesar de serem pequenos, podem causar prejuízos
enormes à vida e ao veículo.
Na manhã do último Sábado 23, a
equipe MOB Ceará foi conhecer as instalações da Renomic, uma renovadora de
pneus franqueada a Michelin. O gerente de operações Márcio Sant'Anna mostrou
todos os processos que um pneu passa para ser recuperado e, nesta matéria, por
abordar um tema inédito, o MOB não vai usar termos técnicos (jargões) em
demasia.
Márcio Sant' Anna explicou
sobre os códigos que estão escritos sobre o flanco do pneu. Tomando como
exemplo um pneu 275/80 R 22,5, amplamente utilizado em caminhões e chassis para
ônibus na indústria nacional, saiba o que significa cada um dos dados que podem
ser observados no pneu.
275 - Dimensão do pneu em
milímetros
80 - Largura do pneu
R - Tipo de construção, no caso
o R refere-se a radial.
22,5 - Diâmetro do aro em
polegadas
Na Renomic, os pneus que devem
ser recapados são coletados nas próprias empresas e, ao chegarem lá são
separados para que seja feita uma análise sobre o estado do pneu para saber se
há possibilidade de recapagem ou não.
O cliente tem duas opções de
recapagem: Recamic e Refill. A diferença entre os dois serviços está no Refill
que é um serviço exclusivo para pneus Michelin, e é realizado somente em seus
licenciados. O serviço renova completamente o pneu e sua cobertura possui uma
garantia diferenciada, onde pode ocorrer bonificações de 33 a 67% na aquisição
de um pneu novo.
Confira um vídeo onde mostra
uma parte do processo de recapagem de um pneu:
Nas laterais do pneus recapado
devem constar as identificações da empresa que o reformou, com CNPJ e data de
serviço, representado por semana e ano, além do Inmetro que é o órgão fiscalizador
da qualidade de produtos. É imprescindível constar o registro de liberação do
órgão e o DOT-Departamento de Transporte Americano, que é um código
alfanumérico que identifica ano de fabricação, semana do ano que foi fabricado
e a unidade fabril.
Logística Reversa na Renomic:
A logística reversa é uma
atividade designada a dar o devido destino final ao produto com ciclo de vida
findado. No caso dos pneus, a empresa coleta as carcaças junto aos seus
clientes e encaminham a Ecopoint, que utiliza os resíduos de uma forma que não
denigra o meio ambiente. Uma parte dos resíduos que são expelidos no processo
de limpeza do pneu antes da recapagem é destinada a usinas de asfalto.
O MOB Ceará encerrou sua visita
nas instalações da empresa saboreando um recheado café da manhã, ofertado
gentilmente por Gilberto, sócio e diretor da empresa junto de Thiago
Albuquerque.
Os busólogos cearenses
agradecem a Renomic por esta oportunidade de aprender mais sobre tudo
relacionado ao ônibus que é o principal motivo de reunir todas as pessoas
envolvidas bem como o principal fundamento para as matérias deste site.