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Novidade

Usuários citam que existem veículos com mais de 18 anos em plena operação nas linhas de opcionais do município da RMN

Parnamirim, cidade Trampolim da Vitória, neste ano completo 60 anos de sua emancipação, com vasta história desde a construção da base de Parnamirim Field, para a segunda guerra até hoje. Mais Parnamirim tem um câncer que existe de anos, que é o sistema interbairros, e hoje vamos contar um pouco de sua eficiência nos olhos da população e dos permissionários do sistema.

Emplantado nos anos 90 o sistema Interbairros de Parnamirim, foi considerado modelo no seguimento de transporte municipal até os anos 2000, de tempos pra cá a cidade duplicou de população e assim os problemas desse serviço que é tão importante pra economia do município também aumentaram. Hoje a cidade dispõe de seis linhas e contam com quase 300 profissionais em 112 veículos operando sete dias na semana.

Além dos permissionários do sistema interbairros, a cidade é explorada pelas empresas Trampolim da Vitória e Parnamirim Field, que trazem 2/3 da população trabalhadora da cidade a capital e vise-versa, fora a empresa Viação Campos que passa pela cidade com linhas de Nísia Floresta pela Rota do Sol.

As reclamações são de ambos os lados tanto da população que reclama da demora inquietante nas paradas, até a frota sucateada, e dos permissionários pela deficiência vindo da SEMOB (Secretária de Mobilidade Urbana de Parnamirim) sobre a licitação dos transportes urbanos da cidade.

O PBN foi aos bairro de Liberdade, Nova Parnamirim e Pirangi Praia perguntar a população do que acho do serviço prestado.

LIBERDADE

Liberdade só tem uma única opção de transporte, a LINHA 2 (LIBERDADE/JARDIM AEROPORTO), considerada pelos permissionários a linha menos rentável do sistema, opera com 7 veiculos em sua frota. A principal reclamação não é a demora, e tão pouco a quantidade de veículos mais sim o sucateamento de sua frota. A população reclama muito que os veículos da Linha 2 são sujos pela falta de manutenção no piso deixando espaço de entrar a lama das ruas de Liberdade (com a falta de pavimentação), que com essas últimas chuvas se agrava. 

NOVA PARNAMIRIM

Já feito pelo IBGE, se não fosse um bairro Nova Parnamirim seria a 7ª maior  cidade em densidade populacional do estado, e isso já nos trás a pergunta:

"Três linhas de interbairros, são suficientes pra suprir a demanda de rum bairro tão populoso?"

Fomos as ruas e perguntamos essa mesma pergunta a 23 pessoas que se deslocam de outros bairros de Parnamirim diariamente, e todas as pessoas entrevistadas nos afirmaram que o problema não são as linhas, e sim o tamanho dos veículos, em evidência na LINHA 4 (BOSQUE BRASIL/NOVA PARNAMIRIM - Via ROSA DOS VENTOS), que hoje tem a maior frota do sistema com 16 veículos, consequentemente sendo a linha com maior demanda da cidade. Toda a frota da LINHA 4 é composta por microônibus, sendo alguns com mais de 10 anos de uso, e outros oriundos de SP. 


Além disso muitos desses entrevistados utilizam a LINHA 5 (JOCKEY CLUB/NOVA PARNAMIRIM - Via MONTE CASTELO), e a principal reclamação da linha e a expressiva quantidade de Vans, que no contexto dos entrevistados não são o tipo de veículo para esse serviço. A frota da LINHA 5 é de 13 veiculos sendo 8 vans do modelo Sprinter Mercedes-Benz, com variáveis modificações para um transporte Urbano.

PIRANGI PRAIA


Bairro turístico, onde fica as belezas das praias de Pirangi e Cotovelo, além do gigantesco Cajueiro de Pirangi, mais é uma pena que o transporte lá seja tão escasso. Escasso não só de linhas mais de frota urbana, hoja a LINHA 6 (PIRANGI PRAIA/COHABINAL - Via CENTRO), tem uma frota de 6 veículos, a linha em sua idade média de frota chega a 13 anos. Usuários da linha reclamam da frota, mais principalmente a demora dentre um veículo e outro. A demora e tão grande que o intervalos de um veículo a outro chega a 50 min, isso para uma linha de média distância, compara a LINHA 4.

Usuários contaram ao PBN que se não fosse os ônibus da Viação Campos, e os "E2" poucas pessoas da cidade de Parnamirim iriam a seu litoral, pois e uma "acrobacia" para chegar a Pirangi Praia se não depender da linha 6. Pois teriam que sair de Parnamirim, embarcar na linha P (ROSA DOS VENTOS/PONTA NEGRA), e fazer a integração temporal com os ônibus da Campos, ou esperar os Opcionais de Tabatinga, pra poder ir ao litoral da cidade.

Entramos em contato com a Cooperativa do sistema interbairros em Parnamirim, para sabermos de seu posicionamento das linhas aqui citadas porém não obtivemos respostas até então.

Também entramos em contato com a Secretaria de Mobilidade do Município de Parnamirim (SEMOB), sobre as questões das linhas citadas e a secretaria nos deu a resposta:

"A pasta está ciente da atual situação das linhas 2 e 6 e está analisando outras formas de sintetizar as linhas além de melhorar o serviço na questão da frota, em especial das linhas 2 (citada na pelo portal) e a linha 3, e de horário com a linha 6.

Sobre o questionamento da linha 4 isso somente será visto com a saída do novo processo licitatório do sistema municipal que ainda mandaremos ao legislativo municipal.

E sobre a situação da linha 5, as vans estão de acordo com as normas de segurança apreciadas pelo município ontem os tópicos são: segurança, manutenção operacional, diretriz de acessibilidade e idade do veículo."

E a secretaria enfatizou que está agilizando o mais rápido possível da licitação municipal do sistema interbairros para que reduza drasticamente, essas problemáticas.

Texto: Portal Busologia Natalense
Fotos: UNIBUS RN/ Danilo Vitorino/ Diego Rhamon

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