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Novidade

Não basta andar muito pelas ruas do conjunto Nova Natal para encontrar pessoas com os dizeres, era melhor com ela, do que sem ela.

Para os leigos no assunto, para que se entenda melhor, o assunto hoje abordamos a oferta do transporte no conjunto Nova Natal, localizado na Zona Norte de Natal.

O Melhor com ele e o pior sem ele, era os veículos da Riograndense que operavam as linhas 03 e 28 no conjunto, que até os dias atuais se mantem desativadas após a falência da mesma no segmento urbano. Desde Agosto de 2012 que usuários tiveram que se adaptar as novas condições de transportes no conjunto e loteamentos vizinhos, um conjunto que contava com cinco linhas sendo duas delas com variações de itinerários e sem contar com os circulares que adentravam áreas. 


A Empresa Riograndense a mais tradicional do estado foi engolida pela vasta crise e abandono dos poderes públicos no transporte urbano, tendo que abandonar suas linhas como forma até de respeito com os usuários, salientando o risco que muitos corriam se utilizando dos veículos ofertado pela empresa em suas ultimas respiração com as linhas urbanas.

Até o dia 11/08/2012 o conjunto contava com as linhas:


01A - CIDADE DA ESPERANÇA/PQ. DOS COQUEIROS/GRAMORÉ
01A - CIDADE DA ESPERANÇA/GRAMORE/PQ. DOS COQUEIROS
03 - NOVA NATAL/CAMPUS
03A - NOVA NATAL/MIRASSOL
10 - NOVA NATAL/RIBEIRA (linha que posteriormente a falência da empresa se fundiu a antiga 29 formando a atual 10/29 - Nova Natal/Campus/Nova Descoberta)
28 - NOVA NATAL/IFRN/ALECRIM
64 - NOVA NATAL/PETRÓPOLIS (linha que teve seu itinerário alterado, deixando de trafegar pela Av. Deodoro da Fonseca, e passando pela Av. Rio Branco, posteriormente a fusão da linha 10 com a 29)

No dia 12/08/2012 já com a falenfal dita pela própria Viação Riograndense, o Conjunto Nova Natal e loteamentos vizinhos passaram a contar apenas com quatro linhas (01A, 01B, 10, 64)


Depois de medidas tomadas, estudos elaborados, a linha emergencial foi criada no intuito de desafogar as linhas 10 e 64, trazendo a demanda do Nordelândia e Cidade Praia para o T. I. de Soledade I, linha essa que se tivesse outros ajustes teria sido um osso muito bom de roer, com a não aprovação a linha foi extinta.

700 - SOLEDADE I/NORDELÂNDIA



Passando alguns meses com estudos e sem execuções e sobrecarregamentos da linha 10 e 64, a Semob fez a junção da Linha 10 com a 29, que a partir do Soledade I tinha um itinerário bem parecido com a do 03, sem deixar de atender o Campus Universitário, no dia 26/01/2013 entra em operação a unificação da linha 10/29 - NOVA NATAL/CAMPUS/NOVA DESCOBERTA.


Várias discussões se arrastam até hoje devido o seu itinerário e a retirada do 10 para o centro e a 64 da Av. Deodoro, o famoso descobre um santo para cobrir outro. Ganhando alguns horários pela Cidade Praia, o itinerário continua sendo alvo de reclamações até hoje, principalmente pelos usuários do Nordelandia e Boa Esperança que hoje em dia só conta com alguns veículos da linha opcional 314 (Nordelandia / Igapó). O fato é, a unificação não atende nem 50% do itinerário da Riograndense no conjunto. 

Em 2015 com o calor do aumento da tarifa do transporte urbano em Natal para 2,65 umas das contra partida era a criação de uma nova linha para o Nova Natal que em Setembro de 2015 se intitulou: 64A/43 - NOVA NATAL/CANDELÁRIA - Via PRAIA DO MEIO.


A linha inicialmente pensada para ter o atendimento até petrópolis como 64A, as empresas foi desafiadas a juntar a linha a 43 estendendo o atendimento pelo Alecrim, Av. Prudente de Morais. De primeira foi considerada um tiro no pé, mas pense em um tiro no pé certeiro, onde mesmo com o seu itinerário extenso ajudou a desafogar a linha 64 que tinha ficado sozinha com o atendimento para o Centro.

Vale Salientar que embora ainda se espere mais, segundo a Secretaria de Transportes nada pode ser feito para o retorno do atendimento do itinerário no Nordelandia, conjunto mais prejudicado após a Riograndense entregar as linhas, segundo os mesmos as linhas tem dividas altíssimas e só se pensa na volta da 03 com a execução da licitação, que devemos lembrar aqui que nunca sair do papel. 

O que se esperar de um sistema, onde acaba com a distribuição de linhas de um conjunto para os pontos mais importante da cidade, por dividas, buracos, limitar o transporte alternativo ou seja lá qual a desculpa. A Proposta de aumento tarifário está ai batendo na porta, de certo uma crise, por outro lado pressão dos empresários, mas quem continua pagando a conta por um atendimento péssimo são os usuários. 

E agora de quem é a culpa? 

Texto: Portal Busologia Natalense
Imagens: Unibus RN/Italo Gustavo/John Herbert/Josenilson Rodrigues

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