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Novidade

Fonte: Fortalbus

A Expresso Guanabara está comemorando hoje 24 anos de fundação. Em mais de duas décadas de atividades e milhões de quilômetros depois, a Guanabara se tornou uma das melhores e mais modernas empresas no segmento de transporte rodoviário de passageiros.

Os números da Expresso Guanabara são grandiosos, preocupação que vai além da maneira de transportar, conceito que reflete numa marca respeitada e muito lembrada em toda sua área de atuação. São cerca de 6 milhões de quilômetros percorridos mensalmente com uma frota de quase 440 veículos novos, mais de 1.000 localidades atendidas em mais de 900 pontos de vendas no norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.
 Tudo isso para aproximar cada vez mais as pessoas, transportando com segurança e responsabilidade, se destacando também pela estreita relação com os seus clientes e preocupação no aspecto social, cultural e ambiental.


Quando chegou ao Ceará em agosto de 1992, o Grupo Guanabara adotava definitivamente a terra da luz como um segundo lar, pois já operava no segmento de transporte urbano da capital cearense. Com a aquisição da Expresso de Luxo, a Guanabara criava um novo conceito de transporte na região, com veículos novos e padronizados equipados com ar condicionado oferecendo maior conforto aos passageiros.
Além das linhas operadas pela extinta Expresso de Luxo, a Guanabara adquiriu ao longo do seu crescimento, concessões de empresas do Ceará, Piauí, Maranhão e Paraíba. Destacam-se entre elas, a Transparaíba em 1995, a expansão para o centro-oeste em 1998 através da Vipu, região centro sul do Ceará com a Expressul, chegada à região norte através da Timbira em 2001 e região do Cariri com a compra das empresas Rio Negro e Rápido Juazeiro em 2005.


Com a licitação do transporte intermunicipal cearense em 2009, a Guanabara reforça sua atuação no estado garantindo a participação em três áreas de operações, representados pelas regiões dos respectivos municípios de Sobral, Iguatu e Juazeiro do Norte.
Entre 1994 e início da década passada, o Top Bus foi o serviço denominado pela empresa para atuar no sistema de ônibus executivo da cidade de Fortaleza, oferecendo ônibus com ar condicionado para os passageiros que se deslocavam para os principais pontos da capital. Nos primeiros anos, veículos do tipo rodoviário serviam as quatro linhas que atendiam desde o centro da cidade ao aeroporto de Fortaleza.


Em 1996 houve a primeira transformação que incluiu uma nova padronização da frota. Neste mesmo ano passam a ser adquiridos ônibus da carroceria catarinense Busscar.
Já em 2005, ganhou a sua identidade visual definitiva, nascendo assim os Três tipos de serviços denominados: Galant (Convencional 46 lugares), Genesis (Executivo de 14 metros com 46 lugares) e Glamour (Leito 28 lugares).
O projeto de identidade visual da Expresso Guanabara foi inspirado nas mais recentes tendências estéticas internacionais em design de carroçarias de ônibus. É de autoria do escritório Carlos Ferro de Design, um dos mais antigos e tradicionais do País. Foi desenvolvido em linguagem minimalista, com desenhos mais leves e sem a utilização excessiva de cores e formas.


Antes da atualização gráfica definitiva, foram elaboradas outras três pinturas, onde cada uma delas era representada por um ônibus da série 2005.
Além do transporte de passageiros por linhas regulares, a Expresso Guanabara implantou em 1995 o serviço de transporte de Cargas e Encomendas, o Gbex. Em 2009 é lançado o serviço Gb/Loc, destinado à locação e fretamento de veículos.
Operando com as melhores carrocerias de ônibus do Brasil, também esteve à frente quando foi a primeira empresa de linha regular a operar com os modelos Marcopolo G6 no ano 2000 e G7 em 2009.


Inaugurada em 2007, a garagem sede localizada em Fortaleza é considerada modelo, tendo mais de 35 mil m2 de área total. Concebida para racionalizar e otimizar todos os processos relacionados à operação da companhia, conta com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta. São quatro prédios altamente funcionais e ecologicamente adaptados, com dispositivos para reaproveitamento dos recursos minerais utilizados e atendendo aos conceitos de reciclagem.
Sempre movida à inovação, destaca-se o pioneirismo da Guanabara em diversos aspectos. Além de disponibilizar uma moderna frota com idade média de dois anos e de ser a 1ª empresa de transporte rodoviário a possibilitar a venda de passagens pela internet, a Guanabara foi a 1ª a instalar máquinas de autoatendimento, a 1ª a lançar um programa de fidelização, o “Afetividade”, a 1ª a lançar um programa de melhoria da alimentação servida nas estradas, o “Boa Mesa na Estrada”, e a 1ª a oferecer ar condicionado e rastreamento em 100% da sua frota.


Quem viaja hoje nos ônibus da Guanabara também tem conforto nos principais terminais rodoviários, como os modernos “box conceito” nas agências de Fortaleza, Brasília e Juazeiro do Norte. Além disso, desde 2005 a Guanabara administra a Rodoviária de Sobral, através de concessão ganha por meio de licitação pública. Hoje, o terminal rodoviário é tido como modelo para a região nordeste, composto por boa infra-estrutura e ações de projetos educativos.
Um das frotas mais novas do país possui todos os veículos da marca Mercedes-Benz O-500, distribuídos entre carrocerias Marcopolo Paradiso G7 1200, além do Paradiso 1800 (Double Decker).


Para lidar melhor com a complexidade de uma grande frota, a Guanabara implantou o programa de Gestão da Qualidade para a padronização e normatização dos processos e procedimentos internos de manutenção veicular. Os principais foram: controle de combustível, revisões mecânicas, pintura dos veículos, limpeza veicular e controle de pneus.
A Guanabara desenvolve intensa atuação de responsabilidade social e cultural, como por exemplo, o projeto Caminhos Musicais, que patrocina a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, fornecendo transporte e ajuda de custo para suas apresentações em várias cidades.



Com uma estruturada gerência de marketing, a Guanabara fortalece a marca através de campanhas nos mais variados aspectos. Este departamento é responsável pelo Programa Fidelidade, iniciado em 2001 e que hoje conta com mais de 220.000 clientes fidelizados e mais de 500.000 passagens gratuitas.
A área de marketing também gerencia o projeto cultural Caminhos Musicais Guanabara e o programa Boa Mesa na Estrada. Destacam-se algumas campanhas realizadas pela empresa, as mais recentes, por exemplo, diz respeito ao estímulo do uso do cinto de segurança e a correta utilização de aparelhos sonoros a bordo dos veículos.



Sempre moderna, a Guanabara chegou também às redes sociais, interagindo com os seus clientes através de ações, concursos culturais e promoções, intensificando ainda mais neste ano que completa 24 anos de atuação.
Hoje são comemorados esses anos de bons resultados, enfrentando todas as adversidades inerentes à atividade de transporte rodoviário e à economia do país, crescendo e evoluindo de forma sustentável, tendo como suporte a principal riqueza que uma empresa pode ter: sua equipe de gestão, seu corpo de colaboradores e seus usuários. O desafio agora é corresponder a toda expectativa gerada ao longo desses anos e manter o reconhecimento dos clientes e de toda a sociedade. 


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