Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Cadeira de transbordo é acionada por meio de plataforma eletrônica.
Segundo a empresa, a solução se destaca por garantir comodidade ao passageiro e
poupar espaço no veículo
A Lei Brasileira de Inclusão da
Pessoa com Deficiência 13.146, de 6 de
julho de 2015, assegura acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou
deficiência, inclusive no transporte público, assegurando o direito de ir e
vir.
Mas na prática, ainda nem todos
os sistemas estão aptos para atender os cidadãos nestas condições.
Além do fato de as estruturas
das cidades e das áreas menos urbanizadas não oferecerem o adequado para os deficientes,
nem todos os veículos de transporte coletivo contam com acessibilidade.
No caso dos ônibus urbanos e
metropolitanos, a situação é um pouco melhor. Um maior número de veículos tem
elevadores ou piso baixo. Em relação aos ônibus rodoviários, há uma briga gerada pelos fabricantes de
veículos e empresários que têm postergado a substituição das arcaicas cadeiras
de transbordo manuais que exigem esforço dos motoristas e demais funcionários e
colocam os passageiros em situação constrangedora. O Inmetro determinou que
estas cadeiras fossem substituídas por elevadores nos veículos saídos de
fábrica, mas depois da pressão, o prazo para isso só deve começar em julho de
2017. Veja em:
https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/06/30/acessibilidade-obrigatoriedade-de-elevador-em-onibus-rodoviarios-ficou-so-para-julho-de-2017/
Em relação aos veículos de
menor porte, como vans e minibus, a situação do passageiro com deficiência
também não é nada fácil. Muitas vezes os
veículos sequer possuem espaço adequado para oferecer não apenas conforto, mas
dignidade.
A fabricante Iveco, no entanto,
apresentou nesta terça-feira, 9 de agosto de 2016, uma solução que diz ser
adequada para os passageiros com deficiência e também para os operadores.
Trata-se do Iveco Daily
Elevittá.
O minibus possui uma poltrona
que fica numa plataforma que é acionada eletronicamente. Para o portador de
deficiência, segundo a Iveco, a vantagem é mais comodidade e segurança ao
entrar e sair do veículo.
Para operador, a vantagem é
rapidez no embarque e desembarque e melhor aproveitamento do espaço, já que se
não houver passageiros que dependam do equipamento, a poltrona pode ser usada
por qualquer pessoa.
Veja a sequencia da operação em
fotos:
O modelo foi desenvolvido na
planta de Sete Lagoas, Minas Gerais.
Em nota, o gerente de marketing
de produto da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa, diz que pela
capacidade para 18 passageiros, o modelo garante rentabilidade ao proprietário
e pode transportar mais pessoas com mobilidade reduzida.
“O Daily Elevittá é a primeira
van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o
motorista. Preservamos a inclusão para os passageiros e a rentabilidade para o
operador em um conceito de experiência em acessibilidade ampliada”
O modelo se enquadra na
categoria M2 – veículos para o
transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com Peso
Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas e atende às exigências de
acessibilidade de lei nacionais e locais.
Há versões para fretamento,
turismo, escolar e transporte urbano.
O diretor de negócios da Iveco
Bus para a América Latina, Humberto Spinetti, diz também, em nota, que a marca
se antecipa aos concorrentes, oferecendo uma solução nova na categoria.
“Lançamos um produto
economicamente viável para os empresários do setor e nos antecipamos aos
concorrentes. O Daily Elevittá abre uma nova era no transporte de passageiros …
Nosso produto contribuirá para que as pessoas possam se deslocar e realizar
suas atividades diárias sem nenhum tipo de constrangimento”
“Atualmente, setores como o
hoteleiro, de transporte escolar, de fretamento e de locação de veículos são
alguns exemplos de mercados que serão beneficiados com a chegada do Elevittá.”,
diz ainda a nota.
O equipamento de acessibilidade
tem garantia coberta pela rede de concessionários da marca.
O DAILY MINIBUS
O Daily Minibus está disponível
nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17),
com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo,
ideais para o transporte municipal e intermunicipal.
O motor F1C da FPT Industrial
“3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção
eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500
rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e
450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus. A motorização conta ainda com
a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da
recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no
catalisador.”
O modelo tem de série
ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto
automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica
de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio
elétrico e teto alto.
A versão do Daily Minibus
Turismo tem espaço no bagageiro traseiro que permite o transporte de bengalas,
muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.
Adamo Bazani,
jornalista especializado em transportes