Full width home advertisement

Novidade

Fonte: Autobus

O uso da tecnologia embarcada de monitoramento dos ônibus para a redução dos acidentes é uma realidade no segmento que ganha cada vez mais adeptos. Em uma rápida conversa com Bruno Santos, gerente de vendas e marketing da Mix Telematics, é possível saber alguns benefícios proporcionados pela telemetria, com informações vitais para a operação, funcionando como uma caixa preta com todas as ações técnicas de condução dos motoristas, como quantidade de freada e aceleração bruscas, excesso de rotação e de velocidade, condução em ponto morto (a famosa banguela), dentre outros pontos.

Informativo AutoBus – No segmento de transporte coletivo sobre pneus da atualidade, rentabilidade e desempenho são palavras chaves para o sucesso operacional. No que a Mix Telematics contribui com esse objetivo?
Bruno Santos – Os produtos da MiX Telematics contribuem com o aumento da eficiência operacional da frota, auxiliando na redução de consumo de combustível dos veículos, redução de desgastes prematuros de peças do veículo, por intermédio do monitoramento do comportamento de dirigibilidade do motorista. Outro ganho na utilização de nossos produtos é a gestão da operação de ônibus, através dos sistemas de controle de linhas e itinerários, tempos de viagens, paradas irregulares ou desvios de rota não previsto.
AutoBus – A tecnologia da telemetria tem sido fundamental para que o operador possa alcançar um serviço de qualidade e ao mesmo tempo uma otimização. É um conceito sem volta? Quem não se adaptar ao seu uso, não conseguirá obter ganhos?
Santos – Sim, a utilização da telemetria traz para o usuário a visualização completa da frota em um só software. As empresas que adotam essa tecnologia hoje se destacam frente aos concorrentes, pois quem tiver o conhecimento real da sua operação de forma antecipada, pode tomar decisões rápidas.

AutoBus – Cite os principais benefícios conseguidos com a tecnologia da Mix.

Santos – Os principais benefícios são a segurança do veículo, reduzindo acidentes e melhora na qualidade do transporte perante aos passageiros. A eficiência operacional, ou seja, realizar as mesmas atividades realizadas atualmente, porém com menos combustível e menos desgastes do veículo. Além disso, monitorar a operação diária traz a gestão da disponibilidade dos veículos, como acompanhamento dos tempos de deslocamento e paradas na linha realizados pelo ônibus.
Recentemente, a empresa lançou o Sinótico, software que avalia o cumprimento das metas das prefeituras em suas linhas de ônibus, e também desenha itinerários e linhas, possibilitando a alocação dos veículos em tabelas de horários, em tempo real.

AutoBus – Como funciona o sistema Sinótico?

Santos – O Sinótico é um software de gestão da operação diária dos ônibus, permitindo ao CCO da empresa monitorar os ônibus nas linhas de forma automática. O software permite acompanhar tempos de viagem, horários programados nas escalas, atrasos excepcionais, comprimento das metas estipuladas e principalmente, incluir justificativas de atrasos para possíveis auditorias de prefeituras ou órgãos fiscalizadores.
A sul-africana MiX Telematics é referência mundial no fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos.

Na foto, o gerente de marketing Bruno Santos

Bottom Ad [Post Page]