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Novidade

A fabricante de motores a diesel, completa 65 anos no Brasil, e tem muito a festejar 

Por Yuri Clayderman e Edvan Júnior - Portal Busologia Natalense

A MWM Motores, fabricante independente de motores diesel completa 65 anos de atuação no Brasil e como marco de seu sucesso no Brasil, celebra a marca de 4.3 milhões de motores produzidos no país, suportados por um time e parceiros de negócios e uma rede de serviços que hoje conta com mais 800 pontos no Brasil e no mundo.

Na reposição, a MWM está em franca expansão. A companhia conta com três linhas de peças (Linha Genuína, Opcional e Master Parts), com mais de 16 mil itens disponíveis ao público e uma rede de distribuição em 45 países.

O Presidente da Navistar Mercosul, detentora das marcas MWM e INTERNATIONAL, José Eduardo Luzzi, afirma que “ao longo de mais de seis décadas, a MWM conquistou importantes marcos, conquistas de novos clientes, abertura de mercados nacionais e internacionais, trabalhamos em parceria com nossos fornecedores e investimos em tecnologia. Hoje oferecemos ao mercado soluções completas e altamente customizadas em motorização a diesel em todo o mundo. Atingir o marco de 4.3 milhões de motores em 65 Anos de história reforça nosso comprometimento com os clientes, parceiros de negócios, colaboradores e com a evolução da indústria. Será sempre nosso compromisso produzir motores com a qualidade e confiabilidade, tradicionais da marca MWM”. 

PARCERIA DE SUCESSO COM OS ÔNIBUS

O MWM 229 foi um dos primeiros motores utilizados em ônibus de configuração convencional, como nos chassis Volksbus 16.180CO, Ford B1618. Além dos convencionais os chassis para microônibus Volksbus 7.100 e 8.140, foram contemplados com o MWM 229. Tanto que estes foram os últimos a utilizar esse motor, pois com o lançamento da MWM X10 e X12 foram utilizados nos chassis Volksbus 7.110, 8.120 e 8.150.

A Volare também utilizou a linha X10 e X12 em seus motores, porém o motor MWM Sprint, foi idealizado para utilização no Chevrolet S-10, mas a Volare utilizou modelo Volare A5.


Em 2007 a MWM passou a equipar a nova linha Volksbus com os motores Acteon 4.12 e 6.12 TCE. Os ônibus Volkswagen 15.190 EOD incorporava o propulsor 4.12 TCE, com 185 cv, e o Volkswagen 17.230 EOD, por sua vez, vem com propulsor 6.12 TCE, com potência de 225 cv.

O lançamento dos dois veículos contou com o trabalho em conjunto das equipes de engenharia de ambas empresas, o qual uniu menor consumo de combustível ao maior torque e potência. Os motores incluíam injeção eletrônica Common Rail, o que favorecia o baixo nível de emissões de poluentes e de ruídos, e estava de acordo com as normas de emissões Euro III e Euro IV na época.

Trechos retirados - Revista OMecânico

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