Campo de Provas em Iracemápolis, no
interior paulista, é o maior do Hemisfério Sul e o mais avançado e tecnológico
do Brasil no segmento de veículos comerciais
A
Mercedes-Benz inaugurou no ultimo dia 15 de maio, em Iracemápolis, estado de São
Paulo, o maior Campo de Provas do Hemisfério Sul, que é também o mais avançado
e tecnológico do Brasil para caminhões e ônibus. Com investimento de cerca de
R$ 90 milhões, o local abriga, num terreno de 1,3 milhão de metros quadrados,
uma estrutura especializada e 16 pistas de asfalto, concreto e terra, numa
extensão total de 12 km para diversos tipos de testes.
“Esse
moderno e avançado Campo de Provas amplia notavelmente nossa capacidade de
simulações e testes, acelerando e otimizando cada vez mais o desenvolvimento
tecnológico de veículos comerciais para nossos clientes do Brasil e de outros
mercados de exportação”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz
do Brasil e CEO América Latina. “Com esse novo passo marcante de inovação e
evolução, a Mercedes-Benz reforça ainda mais sua presença na plataforma global
de desenvolvimento do Grupo Daimler”.
Segundo
o executivo, a Empresa tem acumulado conquistas significativas, fruto do
investimento permanente no Brasil. “Temos hoje a oferecer aos clientes o melhor
em veículos comerciais, com os processos de produção diferenciados e, agora,
com o melhor Campo de Provas do País”, ressalta Philipp Schiemer. “Campo de
Provas, aliás, que já está preparado para crescer e diversificar sua atuação
conforme o cliente pedir e o futuro exigir. Sempre com a qualidade e a
confiabilidade da marca Mercedes-Benz”.
A
Mercedes-Benz do Brasil investiu cerca de R$ 90 milhões no Campo de Provas, com
a perspectiva de geração de oportunidades de trabalho para a cidade de Iracemápolis
e a região. “Estamos inaugurando essa moderna e fantástica estrutura de testes
que traz recursos avançados como tecnologia digital e conectividade. Nossos
engenheiros estão online com todos os Campos de Provas da Daimler no mundo”,
destaca Philipp Schiemer. “Assim, nossa Empresa está preparada para as
tendências do transporte e da mobilidade”.
“Esse
Campo de Provas representa muito bem a nossa maneira de viver o futuro. Aliás,
mais do que isso, de antecipar o futuro. É aqui nessas pistas, por exemplo, que
poderemos em breve testar os mais tecnológicos e inovadores caminhões e ônibus
Mercedes-Benz para o Brasil e outros países”, informa Philipp Schiemer. “Ou
seja, estamos sempre preparados para o que vier por aí no transporte de carga e
passageiros e atender as demandas dos nossos clientes do Brasil e de qualquer
parte do mundo”.
Brasil dá importante contribuição aos testes de
veículos comerciais
A
inauguração do Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil contou com a presença
do Dr. Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões e
Agregados da Mercedes-Benz do Brasil e um dos responsáveis pela idealização do
Campo de Provas de Wörth e também do Brasil. Em sua apresentação, ele destacou
que o Brasil sempre trouxe para a Daimler uma experiência muito rica em testes
severos com caminhões e ônibus.
“Em
sua imensa extensão continental, o Brasil é um verdadeiro laboratório a céu
aberto. Tem uma variedade incrível de estradas e vias, com diferentes
topografias, pavimentos, altitudes e temperaturas”, afirma o Dr. Christof
Weber. “As severas condições do transporte no País ajudam muito a Mercedes-Benz
a desenvolver veículos para enfrentar esses desafios e superá-los com força,
robustez e durabilidade. O êxito da Empresa é tão evidente que ela não só
atende o mercado interno, como também o externo. Os produtos feitos aqui levam
essas mesmas qualidades para diversos países, tanto da América Latina, quanto
de outros continentes. Ou seja, os veículos testados aqui estão aprovados para
o mundo”.
Caminhão laboratório traz a realidade das estradas
para as pistas do Campo de Provas
A
Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com sua matriz, decidiu realizar aqui no
País um complexo e robusto programa de coleta de dados por meio de um caminhão
laboratório instrumentado com 260 sensores. O veículo percorreu 16.000
quilômetros por diversas regiões do Brasil, com 1.500 quilômetros de trechos
off-road. Foram vários meses armazenando dados das estradas brasileiras,
obtendo um valioso conhecimento, muito próximo das operações de caminhões
extrapesados.
“Esse
espetacular caminhão laboratório trouxe a realidade das aplicações de
transporte do Brasil para dentro do Campo de Provas. É exatamente isso que nos
permite simular nas nossas pistas uma representação fiel das estradas
brasileiras”, afirma Philipp Schiemer. “Por meio dos sensores instalados no
caminhão, uma imensa quantidade de dados foi registrada e analisada. Isso nos
permitiu desenvolver um programa de testes muito diferenciado para esse Campo
de Provas, que tem a cara do Brasil”.
O
caminhão laboratório, um cavalo mecânico Actros, foi submetido a diversas
simulações de carga e tração, com vários tipos de semirreboques. Durante o
programa de captação de dados, foram realizadas medições de acelerações,
deformações, deslocamentos e temperaturas, com o veículo carregado e vazio.
Dados
de força e torque foram captados por meio de 6 rodas de medição. Do mesmo modo,
os sensores coletaram informações de 20 cursos de suspensões do veículo e
cabina, 69 sinais de acelerações e 64 de deformações distribuídos ao longo do
veículo, 16 forças de suspensão de cabina, coxim do motor e quinta roda do
veículo, 2 torques e 2 rotações dos cardans, sinais de GPS e da estrutura CAN
do veículo. Além disso, todos os trechos percorridos foram filmados com uma
câmera full HD.
Além
dos 16.000 km, também foram coletados dados muito importantes de setores da
cana-de-açúcar e da mineração, além dos testes que a Empresa realiza em
circuitos confinados. A captação e a armazenagem de dados foram feitas com
altíssima tecnologia e qualidade. Os dados obtidos serão utilizados para
desenvolvimento de novos veículos e para o aprimoramento de produtos de linha.
E são justamente esses dados que passam a ser referência para os testes do
Campo de Provas
Empresa tem longa tradição de desenvolvimento
tecnológico
Esse
novo marco histórico da Mercedes-Benz do Brasil reforça ainda mais o
compromisso da Empresa com a evolução tecnológica de caminhões e ônibus no
País, o que teve início, há 55 anos, com a criação da área de Engenharia de
Produto em 1963. Posteriormente, surgiu a área de Engenharia Experimental em
1970 (para veículos, motores e componentes) e depois, o Centro de
Desenvolvimento Tecnológico em 1991 (o maior da Daimler fora da Alemanha para
veículos comerciais Mercedes-Benz e o maior do setor no Brasil e na América
Latina).
Fonte: Mercedes Benz do Brasil