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Novidade

Empresários pedem que passagem seja reajustada, não mais para R$ 3,90 e sim para R$ 4,00

Uma audiência pública na Câmara de Natal, na manhã desta terça-feira (19), discute a situação do transporte público do município. Atualmente, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), que reconhece ter a frota de ônibus mais velha do País, cobra um aumento no preço da passagem para R$ 3,90. O pedido dos empresários é analisado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, a STTU. A pasta da Prefeitura Municipal de Natal admite a possibilidade do reajuste.

“A secretaria assume que pode ocorrer um reajuste”, afirmou Nilton Filho, engenheiro técnico da STTU. “A secretaria sabe que o reajuste não é uma solução para o reequilíbrio do sistema, mas também entende que o Município não consegue subsidiar, sozinho, o transporte público”, completou.

Nilson Queiroga, diretor técnico do Seturn, justifica a solicitação do reajuste citando benefícios que, conforme dito por ele, foram feitos pelos empresários em prol dos usuários.

“As empresas construíram 150 novos abrigos, reformaram 56 dos maiores abrigos da cidade, reformaram todas as estações, implantaram aplicativos, Wi-Fi em parte da frota. Os benefícios estão aí, mas a tarifa não está contemplando esses investimentos”, disse Queiroga.

“A secretaria assume que pode ocorrer um reajuste”, afirmou Nilton Filho, engenheiro técnico da STTU. “A secretaria sabe que o reajuste não é uma solução para o reequilíbrio do sistema, mas também entende que o Município não consegue subsidiar, sozinho, o transporte público”, completou.

Nilson Queiroga, diretor técnico do Seturn, justifica a solicitação do reajuste citando benefícios que, conforme dito por ele, foram feitos pelos empresários em prol dos usuários.

“As empresas construíram 150 novos abrigos, reformaram 56 dos maiores abrigos da cidade, reformaram todas as estações, implantaram aplicativos, Wi-Fi em parte da frota. Os benefícios estão aí, mas a tarifa não está contemplando esses investimentos”, disse Queiroga.

EDITORIAL

O reequilíbrio tarifário pode vir de uma vertente que não é citada nem pela STTU e muito menos pelo SETURN, que é o processo licitatório do sistema de transportes coletivos do município de Natal. 

Sabemos que já faz 24 anos que essa emenda vem andando a "passo de ovos" que pouco foi feito... Na última administração foi feito duas licitações desérticas, e agora um reajuste nos moldes da licitação, com exigências deveras exorbitantes para uma cidade como Natal, que ainda não chegou a 1 milhão de habitantes. Exigência feitas pela câmara como: Piso Baixo e Motor Traseiro, não são hoje às principais prioridades dos usuários, e tão pouco trazendo novas empresas pra trazer um novo serviço.


O que se precisa e trazer pra não refletir no custo tarifário é fazer e terminar em definitivo a licitação do sistema, porque toda a gama de frota, operação, linhas e custo da tarifa serão justos ao que exigido. Porque temos hoje a frota mais velha de todas as capitais Nordestinas, e uma das mais velhas do pais, e porque não o custo tarifário mais injusto pra um sistema de transportes por ônibus no país.

Por PBN/Portal no AR

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