O Caio Foz Super I marcou história no transporte público, e hoje trazemos um pouco dessa história tão marcante e contundente
Por Rubson Caetano
Lançado em ano 2006 o Foz Super veio pra trazer uma nova linha de ônibus que surgia na época, os midi-ônibus. Ele era o "meio-termo" entre o Caio Foz (micro-ônibus) e o Apache Vip (ônibus convencional acima de 17 toneladas).
Vendo essa versatilidade a Caio vendeu seu modelo de midi-ônibus 2 vezes mais que a sua principal concorrente, trazendo novos ares ao Foz Super.TRANSPORTES GUANABARA
No transporte Natalense, a carroceria, chegou em grande peso com a
Transportes Guanabara Ltda, que fez a aquisição de 33 unidades para sua frota
em 2007. nessa grande compra, a empresa trouxe o modelo montado em duas marcas
de chassis, sendo 28 unidades no modelo Mercedes-Benz OF-1418 e 5 unidades
montadas sobre os chassis Volkswagen 15-190 EOD.
Em sua história na empresa os Foz Super tiveram prefixos alterados, e em uma das unidades chegou até a mudança de identidade, ônibus de número de ordem 823, foi o único a receber a atual pintura empregada pela empresa. Confira abaixo o levantamento da frota do modelo Foz Super I na Transportes Guanabara, com o antes e depois da mudança de administração da empresa:
AUTO ÔNIBUS SANTA MARIA
Em meados de 2014 a empresa Auto Ônibus Santa Maria faz uma compra
conjunta com a Transportes Cidade do Natal, onde adquiria 5 unidades do modelo
oriundos do estado do RJ, onde ficaram nas linhas 54 (ROCAS/PONTA NEGRA - Via
ALECRIM) e 56 ROCAS/PONTA NEGRA - Via VIA COSTEIRA). Em 2017 a mesma deixava os
Foz Super para serem remanejados para a Parnamirim Field Transportes
posteriormente.
TRANSPORTES CIDADE DO NATAL
Depois de uma compra conjunta com a Auto Ônibus Santa Maria, a
Transportes Cidade do Natal, adquiria 3 unidades do modelo, com objetivo de
deixar dois das três unidades fixas na linha 33B (PLANALTO/LAGOA SECA/MIDWAY
MALL) e um veículo para a linha 600 quando era
explorada pelas empresas de ônibus.
PARNAMIRIM FIELD
Além de Natal, a região metropolitana, também teve
a carroceria presente, assim foi disposto na empresa Parnamirim Field
Transportes, que recebeu 5 unidades oriundas da Auto Ônibus Santa Maria, que
receberam os prefixos: 031, 033, 035, 037, e 039, que fizeram parte da frota
até meados de 2018.
EXPRESSO OCEANO
Além da sua irmã a Guanabara, ter adquirido 33 unidades da carroceria, a
extinta Expresso Oceano (empresa que explorava linhas ao norte da região metropolitana
de natal, que era do mesmo grupo pertencente a Transportes Guanabara), recebeu
sua única unidade montada sobre os chassis Volkswagen 15-190 EOD e que recebia
o prefixo 586 que posteriormente virou 715. O mesmo ficou em operação em linhas
de baixa/média distância e foi aposentado em meados de 2017.
BARROS FRETE TUR
No segmento de fretamento a empresa Barros Frete Tur, comprou variadas
unidades (a maioria da Auto Ônibus Santa Maria) do modelo para operar em
variadas linhas de locação, como o Grupo Guararapes e o Grupo Nordestão.
Atualmente os veículos de configuração midi-ônibus em natal se
concentram em poucas empresas como a Guanabara e Nossa Senhora da Conceição,
fora a Cidade do Natal que utiliza de veículos mais curtos. Em questões do
modelo Foz Super Natal ainda tem no sistema urbano duas unidades que estão na
empresa Guanabara, com os números de ordem 1101 e 1102, ambos foram
transferidos da extinta Oceano, e que são da segunda versão do modelo lançada
em 2009. A transferência foi necessária para suprir a demanda das linhas 23/69
(FELIPE CAMARÃO/ALECRIM - Via JARDIM AMÉRICA) e 592 (SOLEDADE II/SANTA CECÍLIA -
Via PARQUE DAS DUNAS), linhas essas que precisam de veículos menores, por causa
das ruas sinuosas e curtas onde passam.