Com novo itinerário a linha 589 vem para solucionar problema crônico
Por Rubson Caetano
Em visitação à garagem da empresa, o PBN fez uma extensa entrevista com o Gerente de Operações e Planejamento Fábio Brito onde tratamos de variáveis situações que a Conceição se encontra, e em uma das das questões abordadas foi em relação da volta da linha 589, que na visão do mesmo tem tudo pra ser um sucesso.
Segundo Fábio, os estudos para a readequação da linha já vinham
desde a metade do ano passado. Com a atual situação sofrida pelo sistema,
linhas como a 23/69, 30A e 31A ficaram paradas pela baixíssima demanda de
passageiros, contudo a 589, veio para suprimir essa demanda.
A HISTÓRIA DA ANTIGA 589
Coma a ordem de serviço aberta em 18 de Abril de 1999, a linha veio pra
suprir a demanda das áreas adjacentes à Rua Padre Cícero, uma das principais
ruas do bairro de Felipe Camarão, a mesma tinha a nomenclatura CIRCULAR
FELIPE CAMARÃO. Por motivos de engenharia de demanda a linha encerrou suas
atividades em meados de 2005, dando lugar as linhas 30A e 31A.
UMA SOLUÇÃO VIÁVEL
Em Natal existem poucas linhas convencionais trafegam entre bairros
próximos, hoje temos exemplos como a 587, 592 e 593 que fazem esse serviço de
rotas mais curtas de modo que a tarifa seja mais barata, e que tenham uma
melhor fluidez, interligando o bairro mais distante a um ponto de mais
movimento para fazer uma baldeação.
Esse será a nova abordagem da linha 589, que fará uma rota que hoje as
23/69, 30A e 31A fazem, suprimindo a demora é fluidez de opção de passageiros
em especial das comunidades da Rua Padre Cícero e do Conjunto Jardim América.
O FIM DAS LINHAS 23/69, 30A e 31A
Como já dito haverá um enxugamento no tempo de espera do passageiro que
esperava em média uma hora e meia para embarcar nas linhas 23/69, 30A e 31A, caindo para em
média 45 min de espera. Com isso as linhas saíram do quadro linhas a partir da
próxima segunda assim que a 589 assumir a região.
INCENTIVO A INTEGRAÇÃO TEMPORAL
Segundo Brito, a empresa vai prezar para que o usuário possa ter mais
opções de integração com maior fluidez e agilidade além de ter uma rota mais
rápida para um ponto estratégico o Terminal Rodoviário de Natal (Rodoviária
Nova). O incentivo maior é no custo da rota que ficará com a tarifa de “inter bairros”
no valor de R$ 3,20 tanto no cartão Natal Card quanto em espécie.
DADOS TÉCNICOS DA LINHA
A linha terá em disposição um veículo de configuração Midi-Ônibus onde,
onde seu trajeto terá cerca de um pouco mais de 14 KM de extensão, tendo sua
partida do Terminal de Felipe Camarão e seu ponto de Retorno na Rodoviária
Nova. A linha que recebeu a nomenclatura FELIPE CAMARÃO/RODOVIÁRIA - Via JARDIM
AMÉRICA fará 15 viagens/dia de segunda á sábado totalizando 90 viagens/sem.
Confira abaixo a rota e os horários de saída do ponto final de Felipe
Camarão:
O Portal Busologia Natalense, agradece a Empresa de Transportes Nossa
Senhora da Conceição pela excelente recepção feita pelos funcionários da
empresa.