Devido a baixa demanda registrada e a necessidade das linhas no Conjunto Nova Cidade e no bairro do Pitimbu, as linhas retornam ao quadro de linhas como circulares
Por Rubson Caetano
Mediante a Pandemia, muitas linhas ficaram suspensas, mediante a baixa demanda já registrada pelas empresas ônibus, contudo algumas linhas já havia um déficit considerável de passageiros antes da suspensão.
Com isso recentemente tivemos algumas adaptações de linhas como a recente volta da linha 589, substituindo as linhas 23/69, 30A e 31A, e hoje a STTU pôs em proposta a partir da próxima segunda a adaptação de duas linhas que já tinham problemas sérios com a demanda de passageiros, as linhas 36 (PRAIA DO MEIO/CIDADE DA ESPERANÇA/NOVA CIDADE), e a 44 (ROCAS/CIDADE SATÉLITE - Via ALECRIM).
A ÚLTIMA CARTADA DA 36
Os problemas com a linha 36 já vem de anos, uma vez que a linha já teve seu ponto final alterado mais de 4 vezes em 20 anos. Sua rota foi alterada cerca de 5 vezes para uma melhora significativa de demanda, mais quase todas as vezes obteve insucesso. Nas últimas semanas a linha 36, já operava em escala bastante reduzida tendo um único veículo em sua operação, vendo que a demanda era minimamente baixa, foi optado a última cartada, modificando-a para uma linha circular, que terá a frequência de 20 minutos, confiram abaixo a nova rota da "nova 36":
536 (CIRCULAR - NOVA CIDADE/ALECRIM - Via AV. JAGUARARI)
IDA
Av. Perimetral Sul (TERMINAL)
Av. Solange Nunes do Nascimento
Av. Piauí
Rua Adolfo Gordo
Rua Belo Monte
Av. Interventor Mário Câmara
Rua da Floresta
Rua dos Potiguares
Rua Manoel de Castro
Av. Interventor Mário Câmara
Av. Capitão-Mor Gouveia
Av. Jaguarari
Av. Presidente Bandeira
Av. Coronel Estevam
Av. Alexandrino de Alencar
Rua Amaro Barreto (RETORNO)
VOLTA
Av. Presidente Bandeira
Av. Jaguarari
Rua Jerônimo Câmara
Rua Hidrógrafo Vital de Oliveira
Av. Capitão-Mor Gouveia
Av. Interventor Mário Câmara
Rua Manoel de Castro
Rua dos Potiguares
Rua da Floresta
Av. Interventor Mário Câmara
Rua Manoel de Castro
Rua Adolfo Gordo
Av. Perimetral Sul (TERMINAL)
O SÚBITO CORTE DA 44
Uma das linhas mais clássicas da Santa Maria, que antes foi operada pela Viação Cidade do Sol, terá uma súbita modificação na linha. Com sua ordem de serviço aberta em 30 de Agosto de 1988, junto com a sua co-irmã a 37, a linha 44 já teve duas adaptações sendo a primeira mudando seu ponto final do Pitimbu para a Ribeira, a segunda mudando novamente seu ponto final da Ribeira para as Rocas.
Contudo essa nova e terceira adaptação corta mais da metade de sua rota, trajeto esse que já era sobreposto por muitas linhas.
Assim como a 36, a 44 já havia registrando vasta queda de passageiros, uma vez que a linha tem sobreposição de linhas em quase 70% de sua rota, e com a pandemia, foi necessária a suspensão precoce da linha, contudo os moradores do Pitimbu já estavam reclamando bastante sobre a ausência da linha, muitos foram até a sede da secretaria de mobilidade urbana trazerem satisfação sobre o que ocorria com a linha.
Porém ela também teve que se adequar operacionalmente e também recebe a proposta de circular, com a frequência de 20 minutos, vejam a baixo a rota da "nova 44":
544 (CIRCULAR - MIRASSOL/PITIMBU - Via CIDADE SATÉLITE)
IDA
Rua dos Gerânios (TERMINAL)
Rua dos Bugarís (lateral do colégio)
Av. Santos Dumont
Marginal (Av. Salgado Filho)
Túnel do Campus
Marginal (Av. Salgado Filho)
Av. Dão Silveira (BR-101)
Rua Cidade do Sol
Rua Oiti
Av. dos Xavantes
Av. Engenheiro Joaquim Cardoso
Rua Deputado Marcilio Furtado
Rua Pintor Pedro Américo
Rua Rianápolis
Rua Dr. Raimundo Correia
Av. dos Xavantes
Rua Rio Tatuapé (RETORNO)
VOLTA
Rua Rio Tamanduateí
Rua Serra da Jurema
Rua Serra dos Carajás
Rua Serra Acarai
Av. dos Caiapós
Rua do Ferreiro
Rua dos Pintassilgos
Rua Oiti
Rua Cidade do Sol
Retorno da Maria Lacerda
Av. Dão Silveira (BR-101)
Marginal (Av. Salgado Filho)
Rua dos Gerânios (TERMINAL)
Ambas linhas entraram em vigência a partir do próximo dia 31/08 (segunda-feira), onde a tarifa das duas linhas serão no valo de R$ 3,20 (sendo que para integrar acrescenta R$ 0,80 no cartão eletrônico).
Estaremos nas ruas no dia do início das operações das duas linhas e faremos um feedback como estão as operações delas.