Em visitação a equipe do Portal Busologia Natalense conheceu mais a fundo as operações de uma das empresas mais clássicas de Natal, que neste ano completa 36 anos de história
Por Rubson Caetano
Fotos antigas: Portal Unibus RN, Alex Azevedo - Natal Buss
COMO SURGIU?
Fundada de 14 de novembro de 1984, a empresa se originou da extinta Viação Aparecida, que tinha inúmeras linhas de ônibus urbano em Natal, e linhas intermunicipais e interestadual. Depois de uma compra da parte da Aparecida no sistema urbano, em 1984 nascia oficialmente a empresa TRANSFLOR LTDA, que na década de 90 recebeu o nome fantasia que todos conhecem VIA SUL TRANSPORTES.
Em toda a sua história a empresa teve três garagens, sendo oa primeira no bairro da Cidade da Esperança, na esquina das avenidas Capitão-Mor Gouveia com a Rio Grande do Sul, anos mais tarde a empresa Transflor, adquiria um terreno amplo as margens da BR- 101, mais exatamente ao lado do início do prolongamento da Av. Maria Lacerda em Nova Parnamirim, hoje no local está a unidade da Leroy Merlin de Natal.
E por fim depois de grandes mudanças a empresa se muda para sua terceira e atual garagem situada no bairro de Candelária, mais exatamente por trás da concessionária de veículos Espacial, onde hoje está todaa as operações de tráfego, operacional e frota da empresa.
LINHAS DE HISTÓRIA
A Via Sul hoje é conhecida por ter tido uma grande quantidade de linhas, sendo muitas que hoje as empresas Reunidas e Santa maria hoje operam, quem diria que um dia a Transflor já operou na saudosa 03? ou até mesmo a 73 ou 83? muito mudou de hoje a empresa foca em linhas que sempre fizeram marca na sua história, como a própria linha 50 que antigamente fazia a rota NEÓPOLIS/RIBEIRA, e conseguiu mudar a rota na justiça para NEÓPOLIS/SANTA CATARINA (que hoje é a SERRAMBI/SANTA CATARINA), uma mudança muito bem aceita pela população na época,e de certa forma um grande feito, tendo vista que é a única linha que tem origem na zona sul e tem seu retorno na zona norte da cidade de Natal.
Falando em linhas a empresa sempre prezou pela boa viabilidade operacional de linhas, tendo algumas com rotas bem particulares como as extintas 53 (SERRAMBI/CEFET - Via FLAMBOYANTS/POTILÂNDIA) e a linha 55 que tecnicamente era o inverso da linha 65 que tinha a nomenclatura SERRAMBI/ALECRIM/RIBEIRA/PRAÇA. Além dessas a empresa já teve em suas operações uma linha bem conhecida pelos operadores do sistema, a linha 57 que hoje pertence a empresa Transportes Cidade do Natal, assim tal como a operava a extinta linha noturna CORUJÃO D (PLANALTO/PRAIA DO MEIO/RIBEIRA), que fazia com a Viação Cidade das Dunas e posteriormente com a Cidade do Natal.
A Transflor também já foi muito presente em nossas linhas de praia, tendo vista a época que a empresa "dominava" os terminais do Santos Reis (com as linhas 47, 48, e 49), e Ponta Negra (com as linhas 46, 54, 56, 66 e 83). Além destas linhas a empresa fez o serviço "OPCIONAL" que fazia a LINHA COSTEIRA, que era disposta um ônibus mais confortável que os comuns com lotação em bancada (isto é não poderia ir pessoas em pé).
A TRANSFLOR DE HOJE
Hoje em sua gestão a empresa, preza em trazer um melhor serviço possível a seus clientes, com uma gama especializada onde está a frente os colaboradores, administradores e gestores. Em entrevista a Nilton Fernandes (encarregado pelo setor de tráfego da Via Sul) que trabalha a 33 anos na empresa, nos contou como a empresa está se adequando operacionalmente e virtuosamente.
SEMIURBANO
No sistema semiurbano, a empresa opera hoje tem 27 veículos, em configurações de ônibus em Midi-ônibus e convencional com uma idade média de 9,6 anos com 71% da frota acessível operando em oito linhas que interligam o bairro de Nova Parnamirim a Natal até a Ribeira ou até Ponta Negra. Sendo a empresa com a quarta frota nova da Região Metropolitana.
URBANO
No sistema urbano da capital, atualmente a empresa fez adequações em suas rotas, e hoje opera com três linhas urbanas, sendo as linhas:
50 - SERRAMBI/SANTA CATARINA
51 - ROCAS/PIRANGI - Via PRAÇA
52 - ROCAS/PIRANGI - Via ALECRIM
Portando uma frota de 45 veiculos, foi a segunda empresa urbana a ter uma frota 100% acessível, com a idade média de 8,9 anos com uma frota 49,72% com o sistema Euro V de diminuição de poluentes.
DIFICULDADES NO SISTEMA
Assim como em toda capital de estado, existem problemas administrativos que a maioria das vezes inviabilizam a sistemática operacional das empresas de ônibus e em Natal não é diferente, empresas nos últimos 10 anos tiveram que vender suas ações para se manter num sistema antigo e com falhas, falhas estas que impactam principalmente os usuários do sistema de transportes.
Com a pandemia a situação se agravou, e sucumbiu muitas operações em todas as empresas de ônibus, podendo ser pequena ou grande. Infelizmente houveram demissões, mediante as dificuldades aparentes, vendo a situação de cortar os custos.
A CRISE SANITÁRIA
Na Via Sul, a pandemia diminuiu a frequência de passageiros comum impacto em quase 50% negativo, com isso houve a diminuição significativa da frota nas ruas para manter uma linha adequada a situação aparente, uma vez que a população estava em casa e o comércio de rua estava fechado.
Vendo a preocupação com seus colaboradores que estavam nas ruas, e também de seus clientes a empresa se disponibilizou a prontamente ao combate da propagação do vírus em sua frota. A Via Sul foi a segunda empresa a começar a higienização mais rígida em seus ônibus, onde no fim de suas viagens nos pontos finais sempre são higienizados os ônibus nos balaústres, assoalho, bancada. portas, janelas, vidros internos, catraca, validador e painel do operador, e ao fim do dia na garagem uma empresa especializada faz uma varredura completa de desinfecção na frota dentro e fora dos ônibus, além da disponibilidade do álcool em gel para os passageiros em toda as unidades.
SUSPENSÃO DA LINHA 65
Como já anunciado aqui no PBN, a empresa anunciou a um pouco mais de uma semana, a suspensão temporária da linha 65 que até então estava operando com dois veículos, porém as questões relacionadas a linha eram bem antes da pandemia, com uma queda significativa da demanda de passageiros desde meados de 2016, e que com a pandemia só agravou, e por essas questões a empresa optou por temporariamente parar com a linha.
Mais na entrevista, foi afirmado pela empresa achar uma solução mais viável da linha 65 voltar as ruas, com um novo trajeto, adaptado as reais condições da linha, em especial o atendimento ao bairro das Quintas, onde a empresa tem plena ciência da necessidade da 65 na região, e a empresa reafirma que não pretende desistir da 65, sabendo de sua importância não só histórica mais de impacto sendo chama como "A LINHA DOS HOSPITAIS".
ADEQUAÇÃO DA LINHA 50 NOS DOMINGOS E FERIADOS
Iniciada em caráter experimental desde o último dia 16/08, a linha 50 está suprimindo a ausência das linhas 51 e 52 que deixaram de operar nos domingos e feriados mediante a baixa demanda e a sobreposição de linhas nesses dias, com isso a área das comunidades do Pirangi e Jiqui ficaram sem opção para irem a locais como a Avenida Senador Salgado filho, Shopping Midway Mall e o campus central do IFRN.
Com isso linha esta absorvendo o Conjunto Jiqui, e o Conjunto Pirangi 2ª e 3ª etapas, contudo a rota poderá sofrer novas alterações sabendo uma vez que a rota está em caráter experimental.
UM SERVIÇO CADA VEZ MELHOR
Perguntado a Nilton sobre o slogan que desde a época da TRANSFLOR com seus Caio Vitória azuis e imponentes, e sempre foi muito prezada essa frase pela empresa, sempre tendo o cuidado com os serviços. Perguntamos a ele se a frase ainda condiz com a empresa de anos atrás, e ele nos afirmou que igual a anos atraz não, mais que a força de vontade de trazer um transporte melhor sempre esteve presente na empresa e em seus colaboradores. e que sempre que for necessário vai trazer o melhor que puderem está no alcance da empresa.
"Sempre trabalharemos com a mesma vontade de mais de 35 anos atrás com agilidade pontualidade e responsabilidade social, pois pode ser o que for sempre vai ser o melhor"
Nilton Fernandes
O Portal Busologia Natalense agradece pela recepção de todos com nossa visitação as instalações da Via Sul Transflor, e que a empresa prospere com seus novos projetos que ainda estão por vir. vejam abaixo mais algumas fotos da histórica Transflor Ltda.