Full width home advertisement

Novidade

Depois a extinção de linhas e o novo remodelo de sistema de transportes, conselhos comunitários se reúnem em prol do retorno de linhas que foram desativadas


Por Rubson Caetano

Imagens: Gabriel Henrique, Rodrigo Galvão.


Pela terceira vez a linha toma mais uma atualização retornando a Nova Descoberta depois de meses indo até o bairro de Lagoa Nova.


Os conselhos comunitários são as primeiras frentes de comunicação da população com a prefeitura de qualquer município. E atualmente vemos muito a força dessas instituições com um embate com a STTU em Natal, onde vemos exemplos de exigência de retorno de linhas que foram "devolvidas" a pasta de mobilidade urbana de Natal.


E essas ações estão surtindo efeito, na última segunda-feira (11), a STTU, retomou o trecho que tinha sido retirado da extinta linha 78A/47, onde ela ia até o bairro de Lagoa Nova e retornava a seu ponto de origem, deixando de trafegar no bairro de Nova Descoberta. Agora como N-78, a mesma reabsorve o antigo trecho da extinta 47, passando pelo anel viário de Nova Descoberta.


Vendo isso outros conselhos, entraram em "briga" com a STTU, para retorno de muitas linhas que as empresas deixaram a disposição da instituição municipal.


A linha 81 foi extinta dando lugar ao alimentador 581 que recentemente também foi extinta.


Conselhos como de Bom Pastor, querem o retorno da linha 66 (PONTA NEGRA/BOM PASTOR/CIDADE DA ESPERANÇA), conjuntos como Parque das Dunas e Vila Verde pedem o retorno das linhas 592 (SOLEDADE II/SANTA CECÍLIA - Via PARQUE DAS DUNAS) e 81 (VILA VERDE/ALECRIM - Via SÍTIO GRAMORÉZINHO), assim como os conselhos das Cidade Satélite e Neópolis que pedem o retorno definitivo das linhas 44 (ROCAS/CIDADE SATÉLITE - Via ALECRIM)65 (SERRAMBI/RIBEIRA/QUINTAS).


A linha 65 foi uma das primeiras a serem extintas com o baque da pandemia e com isso bairros como Neópolis e Quintas perderam a "linha dos hospitais" uma vez que passava pelos três principais hospitais da cidade.


Segundo o Conselho Comunitário de Nova Descoberta, o retorno da N-78 ao bairro foi uma luta de persistência, um vez que tinham somente três opções vagas para saída do bairro. Os mesmo ainda enfatizam que vão lutar para o retorno da extinta 48 (SANTOS REIS/NOVA DESCOBERTA - Via ALECRIM).

Bottom Ad [Post Page]