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Novidade

Homologação de novo ônibus articulado da MAN com motor dianteiro deve ser uma das grandes novidades da marca para 2018.

O ano de 2018 deve ser positivo para a MAN Latin America Volkswagen Caminhões & Ônibus que se prepara para apresentar ao mercado grandes novidades (uma grande literalmente) no segmento de transporte coletivo de passageiros.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte, por telefone, na última semana, o gerente nacional de vendas de ônibus da MAN, Jorge Carrer, falou sobre as estimativas de aumento na comercialização para o mercado interno e do início do processo de homologação de um modelo de ônibus articulado com motor dianteiro, já seguindo a nova versão da norma NBR 15-570, que define os padrões que devem ser seguidos pelos veículos de transporte coletivo.

Carrer, entretanto, fez questão de deixar claro que todo o otimismo é acompanhado com uma dose se cautela e expectativa quanto à macroeconomia e o cenário político do País.

do conforto e segurança. A carência por esta solução é tão grande que até hoje, em médias e pequenas cidades, circulam articulados mais antigos com motor dianteiro”– explicou Jorge Carrer.

O motor do novo veículo deve ter potência em torno de 280 cavalos e torque maior em baixas rotações.

Por causa do peso e da necessidade de força, o torque acaba ganhando mais importância para ônibus e caminhões do que a potência em si, que é mais relacionada à velocidade.

O executivo, entretanto, fez questão de ressaltar que por causa dos avanços tecnológicos atualmente os ônibus com motor dianteiro apresentam um nível de conforto mais elevado para os passageiros e motoristas que antigamente.

“A suspensão pneumática é um exemplo. A NBR vai exigir uma distância menor do degrau em relação ao solo, que será atendida por este tipo de suspensão. A transmissão automática também faz o ônibus de motor dianteiro um veículo melhor. Veja bem, é importante ressaltar, que não se trata de substituir o ônibus articulado de motor traseiro que tem sua aplicação, mas ocupar hoje um espaço que precisa de uma resposta. Acreditamos que ainda existem cerca de dois mil ônibus articulados com motor dianteiro, de tecnologia Euro III (mais antiga) ainda em circulação pelo Brasil” – explicou Carrer.



Empresas de ônibus ainda usam articulados mais antigos com motor dianteiro por causa da alta demanda e condições mais severas do pavimento.

Jorge Carrer disse que ônibus de motor dianteiro automáticos ou automatizados e com suspensão pneumática são tendências e o mercado deste tipo de veículos dever registrar crescimento mais acelerado.

“Estes ônibus comprovadamente oferecem maior rentabilidade, menos custos e tempo de manutenção e menor consumo. É um mito pensar que os ônibus de motor dianteiro com suspensão pneumática não são indicados para lugares de tráfego pior, com muitos buracos e irregularidades. Pelo contrário, além de oferecerem mais conforto pelo fato de as bolsas da suspensão absorverem mais impactos. Se há alguma quebra, é muito mais fácil e rápido substituir uma bolsa do que a suspensão metálica. Isso tudo se soma ao mais importante: qualificar os transportes em qualquer parte do País. E do ponto de vista de operação, temos vários “brasis”. Temos grandes centros com corredores de boas vias e cidades em regiões metropolitanas ou no interior, com condições muito precárias de infraestrutura viária” – relatou.

Carrer ainda lembrou que em várias cidades de médio porte não são implantados corredores de ônibus BRT, mas vias com algumas características, como plataformas para o embarque e desembarque serem realizados no mesmo nível do assoalho do ônibus. Veículos de piso alto com motor dianteiro podem atender também a estes sistemas mistos.

Fonte: Diário do Transporte

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