Full width home advertisement

Novidade

Com anos de descaso mútuo o Parque das Nações, mais conhecido como Coophab, perde habitantes pela deficiência em transporte público

Por Rubson Caetano - Portal Busologia Natalense

Na última semana o PBN fez uma visita ao bairro Parque das Nações (popularmente conhecido como a Coophab) situado na cidade de Parnamirim. Recebemos e-mails de moradores do local, pra expôr a atual situação da distribuição dos meios modais de transporte naquela região.

Começamos pela falta de horários referentes a frota da Estadual 2 (E2), que é constituída por permissionários do sistema de transportes Intermunicipal. Hoje a frota constitui de 12 veículos de configuração Mini-ônibus, com uma idade média de 6 anos. 

Todos os veículos da E2 que partem da Coophab, fazem a linha COOPHAB/ PRAÇA/ ALECRIM - VIA AV. MARIA LACERDA, mais na atual situação os moradores reclamam justamente da questão de horários e do cumprimento da rota instituída pela linha, já que muitos permissionários cortam o seu trajeto pra chegarem mais rápido ao seu ponto de origem. 

Outro problema oriundo da E2 e limitação de horários ao bairro já que de segunda a sábado os opcionais operam até às 20h, e nos domingos e feriados não rodam dentro da Coophab, somente indo até Cidade Verde.


Além dos permissionários da E2, a existe um outra linha de permissionários que é de competência da Prefeitura de Parnamirim, sendo a linha 3 (COOPHAB/ LIBERDADE/ PRIMAVERA/ CENTRO - VIA NOVA PARNAMIRIM) que hoje obtem uma frota de 5 veículos com uma idade média de 11 anos. 

Sua principal deficiência e a frota muito antiga que já deixa a. Desejar a anos, além da insegurança que eles proporcionam. Já não bastasse isso, os horários entre os veículos e tão extenso, que chega a quase 40 min de espera.

Já a linha N (COOPHAB/ CIDADE VERDE - VIA RN-313), tem duas deficiências que a população mais reclama, a limitação de 2 veículos a linha, e a diminuição de linha no sábado de 2 para 1 veiculo na parte da tarde e noite, e um único veículo no domingo.

Segundo moradores, tem passageiros que ficam tão frustrados pela demora de algum transporte que ele vão a pé até a Av. Maria Lacerda, pra poder ir a Ponta Negra, Natal Shopping ou outra localidade de Natal.

O PBN, foi atrás de respostas com os órgãos e empresas responsáveis pela operação do local

Entramos em contato com a empresa Trampolim da Vitória, para sabermos de seu posicionamento sobre a linha N, abordada na matéria, porém não tivemos nenhum retorno referente.

O PBN também entrou em contato com a pasta responsável de Parnamirim a SEMOB. Segundo a secretaria:

"As linhas de transporte público, sendo a linha N e as linhas da "E2" são de inteira responsabilidade do DER. Já a linha 3 hoje contém 6 veículos que são compatíveis com a demanda de passageiros na região, assim tais como em dias de sábado e domingo."

Também entramos em contato com o Departamento de Estradas e Rodagens do estado (DER/RN), e eles nos repassaram o seguinte: 

"Em estudos feitos recentemente, haverá modificações de rota e itinerário da linha N, logo após a licitação do sistema metropolitano, que ocorrerá em breve."

Fizemos ligações da ASTOMP (Associação dos Transportadores Autônomos de Parnamirim), sem sucesso.

Com responsabilidade social, o Portal Busologia Natalense, irá atender quaisquer pedido de matéria, mostrando as atuais dificuldades do sistema de transportes, e assim tentando mostrar o retorno em satisfação a nossos internautas, busologos e apreciadores.

Bottom Ad [Post Page]