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Novidade

Hoje contaremos uma pouco da história dessa carroceira que chegou, com um propósito passageiro e hoje conquista as estradas do RN

Por Rubson Caetano

O Comil Versatile foi lançado em 1996 com sua primeira versão, que veio pra ser a "versão Intercity" do Svelto, e desde então vem mantendo sua identidade de intercity lado a lado com seu primo.

De lá pra cá o Versatile teve quatro versões, sendo as versões 1996, 2000, 2008 e a atual em produção pela Comil o Versatile Gold, de onde foi inspiração de layout para o Campione Invictus. Mais hoje vamos marcar enfaticamente a versão 2008 ou Versatile III, onde é característico hoje nas empresas rodoviárias do RN.

Os primeiros Versatiles III chegaram no RN por empresas de Fretamento e Turismo, a primeira no RN com o modelo foi a ProTour onde trouxe 5 unidades para operar em algumas rotas de fretamento contínuo na região metropolitana de Natal, logo depois a Terra Dourada trouxe também quatro unidades também em Fretamento contínuo e serviços de Turismo.





Além disso a Teodoro Fretamentos de Areia Branca tem duas unidades do modelo sendo uma comprada no início de suas operações em meados de 2008, e outra unidade que faz linhas de locação a Petrobrás. A Master Locações e outra empresa que entra no páreo dos Versatiles, tem uma única unidade de prefixo 2050. 

Os veículos foram para a Natal Locadora onde ficaram com a pintura da Pro Tour, e sobre o nome ficava um adesivo com o nome da Natal Locadora

Natal Locadora já tive unidades oriundas da ProTour, e a DJC também já teve a única unidade que passou pela Juca Tour, ambos os casos operaram por pouco tempo. A cearense Prime Plus que deixou recentemente suas operações de fretamento no RN também trouxe poucas unidades domodelo na versão 2008, e sim a Juca Tour teve uma única unidade operando em caráter extraordinário pela empresa, na cor branca com câmbio automatizado da Volkswagen.

Era o único na versão 2008, que operava nas rotas da COATS onde hoje é operadas pela Terra Dourada

Versatile que era da Juca Tour e ficou dois anos na DJC é o 187 da Expresso Cabral

Filho único, onde operou na época que estava arrendando seus carros a Auto Viação Jardinense. TamenT foi o único com essa pintura "albina"


RODOVIÁRIO

Atualmente temos três empresas que tem o modelo da Comil incorporado as suas frotas sendo, Auto Viação Jardinense, Expresso Cabral e Viação Riograndense.

A última a compor o Comil Versatile em sua frota foi a Expresso Cabral que em 2017 trouxe um novo conceito no segmento, onde o Versatile encaixou como uma luva em suas operações. A empresa hoje tem quatro unidades em sua frota todos nós chassis Volkswagen sendo dois 17.230 MWM e dois 17.230 motores MAN sendo com caixa automátizada.

A Auto Viação Jardinense tem cerca seis veiculos, alguns arrendados e outros da própria empresa, todos são encarroçadora no chassis Volkswagen 17-230 EOD. Estes veículos fazem linhas como Natal X Caicó e Natal X Parelhas.

Época onde as Viações Nordeste e Jardinense, compartilhavam lado a lado a mesma carroceira e chassis em meados de 2017

E a cerca de dois anos a Viação Nordeste também teve disposto duas unidades do modelo também mostrados nos chassis Volkswagen 17-230 EOD, onde ficaram por cerca de 6 meses na empresa e ficaram em linhas como Natal X Apodi, e Natal X Messias Targino.

De todas a que tem a maior frota de Versatiles é a empresa mais antiga do RN Viação Riograndense, com cerca de 10 unidades montados nos chassis Mercedes-Benz OF-1418, OF-1722M, e Volkswagen 17-230. Os veículos ficam dispostos em variadas linhas como Natal X Nova Cruz, Natal X Monte das Gameleiras, Natal X Lagoa Salgada, Natal X Pipa, dentre outras linhas.

Hoje a Viação Riograndense detém a maior frota do modelo Versatile 2008 no RN em plena operação todos os dias

Uma das principais características que os frotistas mais gostam no Versatile é o espaço interno, tanto de corredor que é mais largo outros modelos desse segmento como Ideale 770 e a bancada que também e um pouco mais larga tendo mais espaço para o passageiro. Além disso sua manutenção em relação a carroceria é mais barata e mais fácil sendo componentes mais comuns no mercado.

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